ESQUISTOSSOMOSE
- Liga Acadêmica de Análises Clínicas UFC
- 3 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mai. de 2023
Paciente
Amostra
Fezes, urina ou amostra de sangue.
Preparo pré-coleta
Não é necessário jejum ou nenhum cuidado especial antes da coleta.
Interpretação básica com valores de referência
No Enzimaimunoensaio quando a análise é feita pode apresentar:
Negativo: Índice inferior a 0,8; Indeterminado: Índice de 0,8 a 1,0 e Positivo: Índice superior ou igual a 1,1. Já no métodos de Kato-Katz, Hoffmann e por sedimentação espontânea, basta apresentar presença de ovo de Schistosoma mansoni nas fezes para indicar que o indivíduo está com esquistossomose.
Profissional de Saúde
Técnicas utilizadas
Parasitológico de fezes pelo método Kato-Katz é o padrão ouro para diagnóstico de esquistossomose, mas também podem ser usados métodos como PCR que se trata de um método molecular, sorológicos como ELISA e imunofluorescência indireta, além de métodos imunológicos como CCA (imunocromatografia).
Interferentes
Dificuldade de execução, baixa sensibilidade de alguns métodos em decorrência da fase da doença e coleta inadequada da amostra são possíveis interferentes da análise. A presença de fezes muito líquidas, que dificultam a identificação dos ovos do parasita e a presença de medicamentos antiparasitários ou tratamentos prévios com esses medicamentos também pode interferir no resultado do exame.
Interpretação rebuscada
A esquistossomose mansoni é uma doença infecto parasitária provocada por vermes do gênero Schistosoma, que têm como hospedeiros intermediários caramujos de água doce do gênero Biomphalaria, e que pode evoluir desde formas assintomáticas até formas clínicas extremamente graves. A sintomatologia apresentada depende da localização, da quantidade do parasita nos diferentes órgãos, das reações do organismo humano e da resposta ao tratamento. Na maioria dos casos de infecção esquistossomótica os efeitos patológicos mais importantes são observados na fase crônica da doença, no entanto na forma inicial também pode haver consequências graves como paraplegia ou morte.
O achado de ovos nas fezes permanece sendo o teste padrão ouro para o diagnóstico da Esquistossomose. A técnica de Kato¬Katz é a técnica mais utilizada para diagnóstico, pelos programas de controle e recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Além da visualização dos ovos, permite que seja feita a contagem destes por grama de fezes, fornecendo um indicador quantitativo para se avaliar a intensidade da infecção. Em áreas onde a carga parasitária é baixa recomenda-se o uso de três amostras, com preparo de duas lâminas para cada uma.
Referências bibliográficas
Neves, DP. Parasitologia Humana, 13ª ed, São Paulo, Atheneu, 2005. pag: 225
BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE.Traduzindo o conhecimento científico para a prática do cuidado à saúde. Disponível em:<https://aps-repo.bvs.br/aps/qual-exame-solicitar-para-confirmar-se-um-paciente-esta-com-schistosoma-mansoni/#:~:text=O%20exame%20que%20deve%20ser,para%20o%20diagn%C3%B3stico%20da%20Esquistossomose >. Acesso em: 16 abr. 2022.
BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. Vigilância da Esquistossomose mansoni: diretrizes técnicas. Brasília: Ministério da Saúde. Disponível em:<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/vigilancia_esquistossome_mansoni_diretrizes_tecnicas.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2022.
SMARTLABS: diagnósticos inteligentes. Disponível em: <https://www.smartlabis.com.br/guia-de-exames-1/esquistossomose-igg---sorologia#:~:text=Coleta%3A,12%20minutos%20e%20acondicionar%20corretamente > Acesso em: 16 abr. 2022.
Comments