top of page

BETA HCG

  • Foto do escritor: Liga Acadêmica de Análises Clínicas UFC
    Liga Acadêmica de Análises Clínicas UFC
  • 3 de out. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de jun. de 2023

Paciente

  • Amostra

Urina ou amostra de sangue.

  • Preparo pré-coleta

Não há necessidade de preparação especial para este exame.

  • Interpretação básica com valores de referência

VALORES DO BETA HCG E POSSÍVEIS RESULTADOS DO EXAME:

  • BhCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo ou indetectável, não há indício de gravidez.

  • BhCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido. É recomendado repetir o exame após três dias para ter certeza sobre a gestação.

  • BhCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez.

VALORES DE BETA HCG EM HOMENS:

  • Valores normais: menor que 2,6 mUI/mL

Teste de Farmácia:

No teste de farmácia, existe uma análise qualitativa, sendo possível apenas saber se existe ou não a presença do hormônio na amostra. Para fazer o teste basta a mulher urinar em uma fita reativa presente no kit, ou colocar em contato com a urina para saber o resultado.

Os resultados podem aparecer da seguinte maneira:

Resultado Negativo: significa que a mulher não está grávida

  • Uma listra;

  • Uma linha sem alteração na cor/intensidade;

  • Mostra o símbolo “-” (negativo);

  • O uso das palavras “não-grávida”.

Resultado Positivo: significa que a mulher está grávida

  • Duas listras;

  • Duas listras, com a segunda borrada (indica pouca quantidade do hormônio);

  • Uma linha muito escura;

  • Mostra o símbolo “+” (positivo);

  • O uso da palavra “Grávida” (sem mostrar o número de semana).

obs: O BHCG quantitativo da positivo quando o resultado apresenta mais de 25 mIU/ml, que é quando há indicação de gravidez.

Profissional de Saúde

  • Técnicas utilizadas

Pode ser feito por meio de um Imunoensaio cromatográfico para detecção rápida da presença de subunidades beta hcg em amostras de soro ou urina, com uma sensibilidade de 25 mUI/mL.

  • Interferentes

Uso de gonadotrofina coriônica injetável (Pregnyl) pode ocasionar resultados falso-positivos.

  • Interpretação rebuscada

A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é estruturada pela combinação não covalente de duas subunidades, alfa (alfahCG) e beta (betahCG), sintetizadas separadamente pelo tecido trofoblástico normal, mola hidatiforme, coriocarcinoma, células hipofisárias e tecidos tumorais de diversos tipos histológicos. A síntese da cadeia peptídica e sua glicosilação na célula secretora envolve complexa ação de várias enzimas. Esta complexidade resulta na secreção de moléculas heterogêneas. As diferentes formas moleculares secretadas podem ser encontradas no soro, urina e líquido amniótico de gestantes; soro, urina e vesículas em pacientes com mola hidatiforme ou coriocarcinoma e em fluidos biológicos de mulheres não grávidas e homens normais ou acometidos de tumores de diferente origem embrionária. Tanto a molécula hCG nativa, intacta,como suas subunidades nas formas livres e as variantes hCG hiperglicosilada (H-hCG), hCG clivada (N-hCG) e fragmento-núcleo de betahCG (CF-betahCG) têm aplicabilidade clínica relevante. Dependendo da forma molecular mais prevalente ou da proporção da molécula variante/molécula hCG intacta numa determinada condição clínica, há indicação para a dosagem específica de uma ou mais destas moléculas (MEDEIROS, 2006).

O exame de Beta HCG é mais usualmente aplicado para medir qualitativamente ou quantitativamente a Gonadotrofina coriônica humana (Beta HCG) e esse exame pode ser realizado de duas formas: a forma mais simples e rápida é feita por meio de um teste rápido de farmácia que utiliza uma fita de teste que indica por meio do aparecimento de listras se o exame deu negativo (aparece apenas uma listra, que é o controle do teste), ou se se o exame deu positivo (se tiver quantidades significativas de Beta HCG na urina irá aparecer duas listras: uma representa a de controle do próprio teste e a outra é referente a amostra analisada). No entanto, é preciso ressaltar que no início da gestação, os valores de Beta HCG podem ser baixos e, por conseguinte, não serão detectados por meio do teste de gravidez da farmácia, pois esse é um teste qualitativo e precisa que na urina tenha uma quantidade mínima para que seja detectado. Já o exame de Beta HCG feito a partir de uma amostra do sangue do paciente (coletada como um exame de sangue tradicional) trata-se de um teste quantitativo pois a partir dele consegue-se saber exatamente a concentração do hormônio no sangue, logo essa é a melhor forma de comprovar a gravidez da paciente. Mas dependendo dos valores obtidos no exame de sangue, pode ser necessário repetir o exame em uma segunda ocasião, para entender melhor os indicadores de exame Beta HCG. Além disso, ele pode ser usado como exame de triagem para homens pois o Beta HCG é um marcador tumoral tendo em vista que alguns tumores de testículo produzem este hormônio, podendo ser analisado quantitativamente para acompanhamento do tratamento e prognóstico da doença quando suspeitar de doença trofoblástica ou da presença de tumores de células germinativas.


Referências bibliográficas

ALAGOAS, GOV.BR. Exame laboratorial dosagem de gonadotrofina coriônica humana( HCG, Beta HCG e hCG) Disponível em: <https://alagoasdigital.al.gov.br/servico/5e2f3570547bb363b9bb82cd/exame-laboratorial-dosagem-de-gonadotrofina-corionica-humana-hcg-beta-hcg-hcg>. Acesso em: 15 abr. 2022.



BETATEST. Disponível em: <https://labtest.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Betatest_712_Port.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2022.

Disponível em: HOSPITAL SANTA CLARA. <https://hospitalsantaclara.com.br/qual-a-diferenca-do-exame-beta-hcg-e-o-teste-de-farmacia/ >. Acesso em: 15 abr. 2022.


SCIELO,Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Formas moleculares da gonadotrofina coriônica humana: características, ensaios e uso clínico Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbgo/a/7FJvQCQpnCdJF7hxkVpL6jd/?lang=pt>. Acesso em: 15 abr. 2022.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page